quarta-feira, 22 de abril de 2009

Meu primeiro LO parte 1 - Arrumando a foto

Oi gente! Antes de tudo, queria pedir desculpas pela demora. Acontece que eu cheguei a postar uma aula aqui, mas alertada por Madame Loretta Labarca (eternamente grata!!!!!!) retirei o post para corrigi-lo. Além disso, fui acometida de um grave "bloqueio artístico", por isso a coisa demorou um pouco pra sair.
Bom, vamos lá, finalmente chegou a hora da nossa primeira aula, passo a passo.
1) Abra um novo documento no Photoshop, como indicado dois posts abaixo; aproveite e já deixe todos os arquivos que você vai usar minimizados na bandeja (a barra azul bem no pé da tela) - facilita a vida, poupando muito tempo.

2) Já sabe a foto que vai usar? Legal!!! Então vamos colocá-la na área de trabalho. Você pode fazer isso de três modos:
a) clique no comando "File" ou "Arquivo" lá no canto esquerdo da tela do Photoshop. Depois vá em "Open" ou "Abrir" e procure onde está o arquivo que você deseja usar na janela que surgiu no meio da tela; aí é só clicar na miniatura da foto e clicar em abrir;
b) dê o comando de atalho "CTRL+O" e siga as instruções acima;
c) se a pasta com a foto já estiver minimizada na bandeja é só abrir, selecionar a foto desejada e arrastá-la para a área de trabalho.

3) Sua foto já está na área de trabalho e agora é hora de dar uma boa olhada nela. No meu caso eu escolhi uma imagem do nascimento da Lorenna, filha da minha amiga Gabriela.
Deu pra perceber que essa foto precisa de algumas mudanças, né? Tem a cabeça da enfermeira, além do excesso de lençol na parte de cima da foto. Então, eu arrumei a foto com a ferramenta "Crop", do seguinte modo:a) selecionei a ferramenta "Crop", que é o 5º ícone na barra de ferramentas lateral;
b) você vai ver que a setinha vai se transformar numa espécie de tesoura, que tem a função de selecionar a parte da foto que você quer que fique. Como você pode ver na foto acima, a parte mais clara é a que vai ficar e a mais escura, a que vai ser eliminada.
c) se você olhar bem, a área clara é delimitada por uma linha pontilhada com alguns quadradinhos nas laterais. Tudo isso pode ser movido, aumentado ou diminuído: é só colocar a setinha na parte clara para movimentá-la em qualquer direção; se você quiser aumentar ou diminuir é só colocar a seta em cima de um dos quadradinhos; a seta vai ficar preta e com duas pontas, aí é só movimentá-la para a direita ou para a esquerda.
d) quando estiver do jeito que você quer é só apertar o "Enter" no teclado e a foto é "cortada" automaticamente.

4) Mais algumas mudanças. Bom, eu tinha a ideia de fazer um LO com uma foto num tom sépia, sabe aquele de fotos antigas, um tom dourado envelhecido? Para chegar nele eu fiz o seguinte:
a) cliquei em "Image" ou "Imagem" e na janela que abriu em baixo fui em "Adjustments" ou "Ajustes";
b) esse comando tem uma setinha do lado, onde vai surgir uma outra janela; nela vá em "Desaturate" ou "Remover Saturação". Sua foto vai ficar preto e branco.
c) agora vamos ajustar até chegar no tom desejado. De novo fui em "Image", "Adjustments", só que agora em "Hue/Saturation" ou "Matiz e Saturação". Vai aparecer uma janela e a primeira coisa que você vai fazer é selecionar a opção "Colorize" ou "Colorir". A foto vai ficar num tom esverdeado, mas não se assuste. Na mesma janela há 3 linhas, que servem para fazer o ajuste de matiz, saturação e luminosidade. Vá mexendo nos valores dessas linhas até que você obtenha o tom desejado da sua foto.
Pronto, a foto ficou no tom que eu queria. Agora é só salvar a sua modificação na pasta de fotos de sua preferência.
IMPORTANTE: quando for salvar a foto não esqueça de mudar o formato do arquivo para ".JPG" ou ".JPEG". Você faz isso clicando na caixa "Formato" em baixo do nome do aquivo na janela "Salvar". Se você não mudar o formato não vai conseguir abrir o arquivo em outro programa que não o Photoshop.
Bom, esse post já está ficando imenso, então vou postar a segunda parte da aula em outro.
Quaisquer dúvidas é só deixar um comentário, ou então mandar um e-mail pra renata.backstone@gmail.com.
Bjs

Nenhum comentário: