domingo, 21 de março de 2010

Artesanal x Digital não! Artesanal + Digital sim!

Oi todo mundo!!!
Esse sábado fiz um curso de scrap digital com a Karim que foi muito legal. Pena que não tirei fotos :( Agora das meninas do DS só falta eu conhcer a Pri...
Durante uma conversa no curso surgiu o seguinte assunto: existe rivalidade entre scrappers artesanais e scrappers digitais?
Eu não sei se isso acontece com todo mundo, mas já aconteceu comigo - e duas vezes: eu já fui discriminada por falar para scrappers artesanais que fazia digital.
A primeira vez foi logo que eu comecei no mundo do scrap. Fui num crop com a MaryFer em SP numa loja de scrap bem legal. Conversa vai conversa vem, contei que fazia scrap digital pra professora que tava dando aula, que no momento estava passando o soprador na minha página pra secar o pó de emboss. Não é que a pessoa simplesmente tirou o soprador da minha folha no meio da operação e me mandou sentar!!! Nossa, fiquei muito mal...
A segunda foi na Mega Artesanal no ano passado. Na saída da feira uma pessoa estava fazendo propaganda da Feira de Scrap. Me ofereceu o panfleto e perguntou se eu conhecia o que era scrap; disse que sabia, e que fazia scrap digital. A pessoa simplesmente tirou o folheto da minha mão e me chamou de preguiçosa, pode?!?!
Eu fico p**a da vida com essas coisas, sabia? Sabe por quê? Essas pessoas não entendem que todas fazemos absolutamente a mesma coisa: nós somos guardiãs de memórias, boas ou más (quem nunca fez um scrap quando tava na pior que atire a primeira pedra). Como nós guardamos essas memórias é indiferente.
Veja bem: quem me introduziu no scrap digital foi justamente a Mary Fer, que é uma grande scrapper artesanal.
Eu adoro coisas de scrap artesanal, vira e mexe vou às lojas e compro algumas coisas para fazer meus híbridos. Aliás, tenho que me conter pra não levar a loja inteira. Mas todas sabemos que o scrap artesanal não é o hobby mais barato da face da Terra; muito pelo contrário, sempre ouço as scrappers artesanais que eu conheço reclamando como as coisas andam caras. Assim, o scrap digital é uma alternativa pra quem gosta de scrap mas não tem grana pra gastar com os materiais (você pode lotar o HD do computador de freebies, fazendo seus LOs sem gastar um tostão sequer). Além disso, por mais organizada que você seja, os materiais de scrap ocupam muito espaço - a Fer tem um quarto só pra isso na casa dela. E não é todo mundo que tem espaço em casa pra guardar coisas. No scrap digital você só precisa do computador.
Mas fora isso, todas fazemos do scrap um exercício de criatividade e um meio de fazer amigos.
Por isso que eu não tenho problema nenhum em chegar aqui e divulgar um sorteio de kit de páscoa de scrap artesanal no blog da Mara, uma amiga da Fer. E qualquer coisa bacana que tiver por aí pela net que eu veja eu vou começar a divulgar, seja de digital, seja de artesanal.
Eu acho essa história de preconceito e disputa uma babaquice sem tamanho. Até porque o pessoal que faz artesanal se vale da internet pra divulgar seus trabalhos e as lojas de artesanal vendem suas mercadorias na rede. Então, não me venham com essa de que quem faz digital é preguiçoso sem nunca ter estado na frente de um computador tentando se entender com o Photoshop, tá?
Pronto, desabafei!!!
Bjs a todas e bom scrap!!!

Um comentário:

Mara disse...

Oi Rê, teu trabalho é lindo, eu adorei.
Vim desejar boa sorte no sorteio de Páscoa, teu numero é o 210.
Bjss e uma ótima semana para vc!