quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Saia do Casulo!!!

Hoje eu quero desabafar.
Recebi de uma leitora um convite para participar de uma comunidade de scrap digital no Orkut. Apesar de só usar o Orkut ultimamente pra jogar Colheita Feliz, aceitei. E sabe de uma coisa: eu gostei do que eu vi por lá.
Elas têm desafios, elas têm dicas, o local é bem movimentado. Mas é muito restrito (você só pode entrar se for convidada por uma das moderadoras) - nada contra, é a política delas e eu respeito isso.
Depois dei uma passada numa comunidade que eu adicionei lá atrás quando eu comecei no scrap, mas que já não entrava há algum tempinho. E a mesma coisa: desafios, dicas, bastante movimento.
O problema é que em ambas eu vi a mesma falha: não há incentivo em participar de desafios outros que não os desafios da comunidade. E não estou aqui falando em causa própria, por mais que isso pareça. Estou falando isso aqui por uma questão de evolução.
Veja bem: olhando os LOs postados nos desafios dessas comunidades eu vi muita coisa boa, muita menina com talento. Então, porque eu não vejo esses trabalhos por aí pelas galerias mundo afora?
Quando eu comecei no scrap digital meus LOs eram feios de doer, sinceridade. Não que hoje em dia eu seja uma assumidade, mas eu melhorei uns 500%. E eu devo muito dessa evolução aos desafios.
Começou muito timidamente com os desafios do Scrapblog e do próprio DS4All - minha galeria era lá, até. Eu não sabia mexer no Photoshop, só tinha os freebies da Shabby Princess no HD e meu gosto para combinação de cores era extremamente duvidoso. Eu fazia meus LOs como se fossem uma página de scrap artesanal. Redimensionar e rotacionar fotos era para os fracos, eu adaptava o elemento à minha necessidade!!!
O primeiro desafio que eu participei foi um speedy scrap no fórum de 1º aniversário do DS4All. A Vir deu o papel e um elemento e nós tínhamos uma hora, se eu não me engano, para fazer a página. Saiu isso aqui:


Tem nem crédito o coitado. Juro que naquele dia eu senti vergonha de mim mesma e pensei em procurar outro hobby, porque definitivamente eu não levava o mínimo jeito pra coisa. Mas a MaryFer ficou buzinando na minha orelha pra eu continuar tentando que com o tempo eu ia melhorar.
Tentei mais um desafio e o LO melhorou um pouquinho. E mais um desafio, e mais um LO melhorzinho. Já começou a aparecer até uma sombra!!!
Aí aconteceu de eu ficar quase 1 ano sem scrappear por falta de internet. Quando eu voltei tava totalmente enferrujada, os LOs voltaram a ficar feios... foi mais ou menos na época que a galeria do DS4All fechou e eu tive que procurar outra pra postar meus LOs. Foi quando eu descobri as galerias internacionais e a minha vida mudou.
Conheci novas scrappers, novas designers, novos estilos. Comecei a me aventurar e sair da minha zona de conforto. Começaram a aparecer os primeiros comentários na galeria, com as outras scrappers gostando do meu trabalho. E aí me senti mais confiante e os LOs foram melhorando bastante. Tanto que abri o blog pra ajudar quem estava começando e tinha os mesmos problemas e as mesmas dúvidas que eu.
O mais legal são as amizades que a gente vai fazendo ao longo do caminho... Pri, Glay, Ariane, Ranne, Karim, Cris, Vir, Mara, Renan... ih, são tantas que nem vou ficar falando mais, senão esqueço de alguém. E elas foram me ajudando a evoluir, me dando dicas e me dando broncas...
E se agora eu tenho o meu blog, colaboro no DS4All e faço parte de CTs é porque eu não desisti, continuei scrapeando, melhorei, evolui.
A vida é um grande caminho rumo à evolução. Arrisque-se, tente coisas novas. Falo isso no scrap, mas é um conselho que vale pra tudo na vida. Saia do casulo, vire uma borboleta e veja as coisas por outro ponto de vista. Vale a pena. De verdade.

Um comentário:

ldlmc disse...

Re, adorei o post
E seus los estão cada dia melhores. maravilhosos eu diria.
E eu tbm já me senti assim, como se n leva-se jeito pra coisa.